12.6.12

Portugal vai ter concertos Promenade

Festival Grande Orquestra de Verão realiza-se de 14 de Junho a 30 de Setembro

É um conceito que nasceu no Reino Unido há 114 anos mas que entretanto se espalhou pelo Mundo. O maestro António Victorino d’Almeida garante que não há grande cidade europeia que não tenha o seu: os concertos Promenade, ou ‘Proms’, que a partir do próximo dia 14 e até 30 de Setembro prometem animar o País de norte a sul com música de gente tão celebrada quanto Mozart, Schubert ou Shostakovich.

“Há 40 anos que queria fazer isto...”, revela o maestro e compositor, chamado a dirigir todos os vinte e um espectáculos do Festival Grande Orquestra de Verão. “Desta vez, a ideia nem foi minha – foi o secretário de Estado da Cultura que me ligou a propor este projecto”, acrescenta António Victorino d’Almeida.

A arrancar no Palácio da Ajuda, o festival vai passar por espaços pouco convencionais – incluindo praias e jardins –, em 16 distritos diferentes, e quer conquistar todos os públicos.

“Não é difícil”, afirma Victorino d’Almeida. “Na minha experiência de concertos, e eu já fiz milhares, é preciso embrulhar bem o que se vai mostrar. Explicar às pessoas. Vencer preconceitos. E essa é a minha missão, para além de conduzir as orquestras”. Como atractivo extra, acrescente-se que o compositor vai apresentar, em estreia absoluta, uma das suas peças – a Sinfonia nº 5, uma encomenda de Gabriela Canavilhas.

Com um orçamento de 495 mil euros, os concertos serão abertos ao público ou, como refere Francisco José Viegas, “pagos simbolicamente”, e são para continuar nos próximos anos.

“Discordo das explosões culturais que morrem. Interessa semear para colher. E isto fazia muita falta”, conclui o maestro.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/musica/portugal-vai-ter-concertos-promenade